segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Diário da Dilma: Bobagem faz quem espirra na farofa

PUBLICADO NA EDIÇÃO DE DEZEMBRO DA REVISTA PIAUÍ
1° DE NOVEMBRO ─ Depois do Haddad, o segundo prefeito eleito que recebo é o de… Niterói. Niterói! Ainda dizem que o PT se saiu bem nessas eleições. 2 DE NOVEMBRO ─ Dia de Finados. Mandei flores para a casa do Serra. Dilminha está espirituosa. O corretor automático do Word mandou trocar Dilminha oir “Diplominha”. E as pessoas ainda se perguntam porque a Microsoft perdeu a liderança para a Apple e o Google. 4 DE NOVEMBRO ─ Alguém me explica esse sistema eleitoral americano? Mamãe e a Gleisi até tentaram, mas é evidente que não sabem o que falam. A Ideli, que não perde uma boa oportunidade de ficar calada, me apareceu aqui no Alvorada com um datashow. Disse que leu a Wikipédia e compreendeu tudo. No terceiro slide, mandei-a para fora. Desde quando o brasileiro com mais de cinco idas a Orlando tem direito a um voto no colégio eleitoral? O jeito foi apelar para Patriota. O problema é que não pesco metade das coisas que ele diz. “A maturidade me deu uma adequação, uma maneira de ver a vida sem perder o entusiasmo”, disse Claudia Raia ao jornal O Dia. Achei precioso. 5 DE NOVEMBRO ─ Cerimônia da Ordem do Mérito Cultural. Outra chatice. Ao menos tirei uma foto com Dona Nenê. O Sarney saiu de papagaio de pirata. Digam o que quiserem, mas ninguém se materializa como ele. O homem é o Mozart da aparição pública. 6 DE NOVEMBRO ─ Reunião com o Lula seguida de jantar com o PMDB. Essas coisas ninguém diz quando vem perguntar se você quer concorrer à Presidência. Cheguei em casa atordoada. Ô troço chato! Se o Exército prestasse, mandava disparar uns mísseis contra Buenos Aires só para desanuviar. 7 DE NOVEMBRO ─ Que inveja da Michelle! Ando meio suspirosa, me sentindo sozinha esse palácio, e aparece ela, com aquele braço e cinturinha fina, abraçando o Obama daquele jeito! Deixei até escapar uma lágrima furtiva! Fiquei com aquela música na cabeça: “Como vai você/ que já modificou a minha vida/ razão da minha paz já esquecida…” A Ideli está decepcionadíssima com o resultado da eleição. Ela estava doidinha para ser apresentada ao Romney. Achava que, com o vestidinho certo, tinha chance, a sirigaita! 9 DE NOVEMBRO ─ Esse assunto dos royalties já não estava encerrado? Não estou entendo mais nada. Se o Cabral vier reclamar, ponho um guardanapo na cabeça e nem gasto verbo. Faz bobagem quem espirra na farofa. Gleisi me deu uma bolsa fluo laranja. Disse que é o hit do verão e que vai acender meu look monocromático. É importante estar cercada das pessoas certas. 10 DE NOVEMBRO ─ Acordei outra! O Patriota me avisou que vou para a Espanha! Adoro, adoro, adoro! Sou louca por aqueles leitõezinhos, fazer compras no El Corte Inglés, tomar uma sangria. É tudo de bom! Sei que eles estão numa pindura danada, coitados, mas o que eu posso fazer? De repente até consigo um apartamentinho em conta… 11 DE NOVEMBRO ─ Hum, acordei num bad hair day! Não há escova que dê jeito! Dane-se! Vou trabalhar de pijama. Se emperiquitar toda para encontrar o Guido?! Só vale o esforço quando a agenda prevê discussões sobre os graves assuntos energéticos do país. 12 DE NOVEMBRO ─ Chegou o convite para a posse do Joaquim Barbosa. Lamento, mas estarei ocupada lendo a entrevista da Christine Lagarde na Vogue. Esse pessoal não tem mais o que fazer. Querem tirar o “Deus seja louvado” das cédulas. O pessoal da ala mais radical do PT queria trocar por “Dirceu seja libertado” e o Cabral sugeriu abrir uma licitação para ocupar o espaço com um anunciante. Que gente! 13 DE NOVEMBRO ─ Agora o Kassab vem me apoiar. Não tenho mais onde empregar tanta gente. Vou abrir uma empreiteira, uma creche, sei lá. A Lagarde diz que compra terninhos na Austin Reed, de Londres. Resistem bem a voos intercontinentais. Anotei. Questão: a que horas ela se bronzeia? A Ideli acha que ela viaja dentro de um bronzeador, feito o Drácula. Não sei. Certo é que, se continuar assim, vai ficar com pele de retirante da seca. 14 DE NOVEMBRO ─ Mudei meu perfil clandestino no Facebook para Wanda Guarani-Kaiowá. Carlos Minc curtiu. Fiquei emocionada. Ando mesmo precisando de afagos. “Ex-mai love, ex-mai love. Se botar teu amor na vitrine, ele nem vai valer 1,99.” Gaby Amarantos entende a alma feminina. 15 DE NOVEMBRO ─ Entrou um mosquito do tamanho de um pombo aqui no palácio. Mamãe queria matar. Pedi para o segurança cobrir com um paninho e jogá-lo fora. Jantei queijo de cabra com espinafre. 17 DE NOVEMBRO ─ Minha prima de Belo Horizonte me ligou para dar outro toque. Diz que estou com uma postura muito ruim, deselegante mesmo. Que eu preciso aprender a sentar direito… Recomendou que eu observasse como a Cristina Lôbo cruza a perna. Fui olhar e vi que fica bom mesmo! Mas é uma ginástica! 18 DE NOVEMBRO ─ Me desapeguei das novelas. Depois de Avenida Brasil não tive mais paciência com essa Salve Jorge. Liguei a televisão e dei com uma cena de gafieira. De novo? Sou muito a favor da ascensão da classe C, mas bem que ela podia ascender só até a novela das 7, e deixar a das 8 para aquelas tramas elegantes do Leblon. Pelo menos me sobra mais tempo para ler esses tais Tons de Cinza. Nunca soube que era possível fazer tanta coisa com uma gravata. 19 DE NOVEMBRO ─ “Austeridade sozinha não ajudará a Europa”, discursei na 22° Cúpula Ibero-Americana. Quem é que dá lição ao Primeiro Mundo? Quem? O rei Juan Carlos me mostrou o palácio. Pela primeira vez em não sei quanto tempo meu coração deixou de pertencer a um só amo. La noche no quiere venir/ para que tú no vengas/ ni yo pueda ir./ Pero yo irê. Lorca. 20 DE NOVEMBRO ─ “Nenhuma pessoa neste mundo de Deus está acima dos erros e das paixões humanas”, acabei dizendo ao El País, a propósito do mensalão. Estou passional. Parto vestindo as pedras semipreciosas que Juan me ofereceu. “Tu eres la doña que dicta la moda de la mujer emergente contemporánea”, disse-me na porta do palácio, com um floreio de mão. Respondi inclinando-me para a frente, numa mesura. Funcionou para disfarçar a quase perda dos sentidos. 22 DE NOVEMBRO ─ Tive que ir à posse do Joaquim. Pegou mal o que fizemos na CPI do Cachoeira. João Santana mandou sorrir e dar tchauzinho de miss para os fotógrafos. Cadê minha capa preta? 23 DE NOVEMBRO ─ O chato do Aldo Rebelo veio me sugerir para trocar o nome dessa Black Friday para Sexta Negona. Virei de lado e desdenhei: Talk to the hand. Aproveitei para comprar um fogão e uma geladeira por um preço incrível. Zelo pelo dinheiro público é isso. 25 DE NOVEMBRO ─ Vi a Hillary, tão abatida por causa dessa confusão lá em Israel! Nem sei direito onde ela estava. O cabelo lambido, o olho empapuçado, muito velha, acabada mesmo! E olha que a gente tem a mesma idade! 26 DE NOVEMBRO ─ Dente para fora evita a comissura dos lábios. Não vou mais pôr aparelho.

Um comentário:

  1. Paulo querido! Muitos parabéns nesta data em que você comemora mais uma primavera em clima de alto verão, haha. Que sua vida não esteja sujeita a chuvas alagadoras e ventos desmanteladores, como está acontecendo na nossa pseudoprimavera.
    Bons ventos, dias de céu azul e temperatura amena, muita flor, paz e amor. Desculpa se ficou hippie demais =)
    Abracaum!

    ResponderExcluir