sexta-feira, 1 de julho de 2011

DESENVOLVIMENTO SOCIAL???

Charge de Roque Sponholz. Texto de Giulio Sanmartini

Nessa quarta feira o Senado aprovou a Medida Provisória 526/11, concedeno ao Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, um aporte de mais R$ 55 bilhões. O que permitirá ao Banco participar da  fusão Pão de Açúcar e Carrefour.

A rigor, o que tem a ver um banco estatal de fomento, num país como o Brasil, com fusão de redes varejistas? Nada. Vai mais longe a jornalista Miriam Leitão: “É um disparate completo o BNDES usar dinheiro de dívida pública ou de fundos públicos para capitalizar uma operação estritamente privada, que será boa apenas para o Carrefour, para a família Diniz e para o banco BTG Pactual”.
A justificativa do banco que a operação facilitaria a colocação de mercadorias brasileiras no exterior, faz vir frouxos de risos, tal o disparate da afirmação. Existem outros itens que entravam as exportações que são as infra-estruturas portuária, rodoviária e ferroviária.
A coisa está cheirando a negociata, como sói no governo petista. O empresário Abilio Diniz, um dos controladores do Pão de Açúcar, procurou o governo para tratar do assunto. Falou primeiro com o BNDES e depois com o Planalto.
A partir disso o governo Dilma Rousseff não só deu aval para montagem da proposta de fusão entre o Grupo Pão de Açúcar e a rede francesa Carrefour, como prometeu que o BNDES será sócio do negócio caso ele seja aprovado.
Fato que gerou uma crítica acerba, mas pertinente do  líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR): “É por essa razão que proponho ao governo Dilma Rousseff mudar a sigla. Não deve ser mais BNDES. É preciso que o governo adote uma postura de sinceridade e retire o “S” do final da sigla, porque o banco deixou de ser um banco social. É um banco orientado para grandes empreendimentos com dinheiro público.”

2 comentários:

  1. sem esquecer o impacto para os clientes de supermercado, agora que carrefour e pão de açucar se juntam, diminui a concorrencia e aumenta a exploração do consumidor final.

    JOPZ

    ResponderExcluir
  2. Os dois mais caros se uniram para explorar a patuleia, mas os petralhas estão vendo vantagem nisto, vantagem para eles é claro.

    ResponderExcluir