quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festivais cancelam participação de cantor que matou a atriz francesa Marie Trintignant e só cumpriu pena leve


Marie Trintignant: assassinada a socos e pontapés pelo namorado Cantat
Nada mais justo. A prefeitura de Barcelona, na Espanha, acaba de desconvidar o cantor francês Bertrand Cantat para participar de um dos maiores festivais de música e dança do verão europeu – o Grec, que transcorre num magnífico anfiteatro ao ar livre e em diversos outras casas es espetáculo.
Cantat: condenado a 8 anos de cadeia, e livre 4 anos depois por “bom comportamento”
Cantat, ex-líder do grupo de rock Noir Désir, foi o brutamontes que em 2003 massacrou a socos e pontapés sua namorada de então, a atriz também francesa Marie Trintignant, num quarto de hotel em Vilnius, na Lituânia, onde ela filmava.
A bela e talentosa filha de Jean-Louis Trintignant – legenda do cinema francês –, foi encontrada pela polícia em coma profundo, e, mesmo submetida a duas cirurgias no cérebro e levada pelos pais a um dos melhores hospitais de Paris, morreu sem nunca haver recobrado a consciência. Tinha fraturas no crânio e na face, e o rosto desfigurado pela violência do criminoso.
Respeito pelas vítimas
O cantor foi condenado a 8 anos de cadeia na Lituânia, transferido depois para a França mas – lá também tem disso –, apesar da brutalidade do crime, saiu 4 anos depois por “bom comportamento”.
O desconvite para o Festival Grec 2011 partiu do secretário da Cultura de Barcelona, Jordi Martí. “Sob o ponto de vista do Estado de Direito, é claro que Cantat cumpriu sua pena e está no direito de exercer sua profissão”, explicou ele. “Mas não se pode deixar de lado a sensibilidade das vítimas. Devemos ter em relação a elas uma atitude de respeito, ainda mais em uma obra que fala das mulheres”.
Por ironia, o assassino participaria do espetáculo Des Femmes (“Mulheres”), sob a direção do diretor libanês-canadense Wajdi Mouawad, com base em obras de Sófocles.

“Num programa público como o Grec não se pode ceder o cenário a alguém como Cantat, condenado pelo assassinato de sua mulher, porque isto pode ser visto como uma provocação por parte das vítimas de um dos tipos mais bestiais de crime”, disse Martí.
Em se tratando da Espanha, naturalmente, não se chegou a essa decisão sem grande discussão política sobre se o cantor teria ou não direito à “reinserção social” depois de cumprir apenas quatro anos de cadeia por matar a namorada a pancadas, ou se era justo “condená-lo ao silêncio”.
O fato é que, em abril passado, depois de protesto, absolutamente compreensível, do pai de Marie, o festival de Avignon, na França, excluiu o cantor de sua programação, e ele próprio desistiu de um evento no Canadá francês por temor de não receber  visto de entrada do governo.
O corpo de Marie Joséphine Innocente Trintignant repousa no Cemitério de Paire Lachaise, em Paris.

Marie Trintignant: 11/01/1962 - 01/08/2003

Nenhum comentário:

Postar um comentário