quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NAVIO NEGREIRO MODERNO


A forma que os passageiros das companhias aéreas no Brasil e um escárnio,   criou-se durante o governo  atual a máxima de que finalmente o transporte aéreo foi democratizado. E eu digo grande coisa, pois  a qualidade do atendimento é a nível de navio negreiro.  Se analisarmos os animais são transportados em melhores condições do que os passageiros das companhias aéreas.  Eu sou do tempo da saudosa VARIG, VASP e TRANSBRASIL, onde você podia viajar  sem  que o queixo encostasse no joelho, servia-se um  lanche descente e não barras de cereais.  O café e a água  eram gratuitos , hoje não são cobrados  e seus  preços são  de bordel.
Comprei  uma passagem na WEBJET através do site Decolar .com, como minha filha não vai retornar na data marcada, resolvi pedir reembolso ou remarcar a passagem para outra data.
Liguei  para operadora e fui informado sobre minhas opções.
Se eu quisesse o reembolso pagaria uma multa de R$150,00  para a WEBJET e mais R$50,00 para a decolar,  só esclarecendo que a passagem custou R$225,00 , resumindo eu seria garfado em R$200,00, recebendo como reembolso a espetacular quantia de R$25,00, sendo que se eu aceitasse esta proposta alem de aceitar o roubo(sim este é o nome que encontro para este tipo de proposta) e passaria atestado de imbecil.
A segunda opção seria remarcar para outra data, neste caso a passagem ficaria em R$ 270,00 e eu teria que pagar mais R$ 50,00 para a decolar , totalizando R$320,00 sendo abatido o valor de R$225,00 já pago na primeira vez.
Tentei entrar em contato com a ANAC  e qual não foi minha surpresa  ao ouvir a gravação inicial, onde sou informado que qualquer problema com companhia aérea deve ser resolvido diretamente com ela  ou  então procurar um Tribunal de Pequenas Causas . Diante desta informação desisti de apresentar qualquer reclamação para a ANAC, pois seria perda de tempo, já que a agencia que deveria fiscalizar não fiscaliza.
Ora diariamente ouvimos falar de overbooking, que não é nada mais que vender a lotação de um avião duas vezes,  isto tem um nome estelionato, pois vendem uma coisa que não tem condição de entregar.  Nestes casos eles ficam de embromando , e os prejuízos causados aos passageiros não são reembolsados e elas   não são punidas pela ANAC.
Pergunto  qual  é a finalidade de termos uma Agencia que não fiscaliza nada, que não vê os absurdos cometidos pelas companhias aéreas, se for para ser apenas mais um cabidão de emprego, esta mais do que na hora de ser fechada, pois garanto que economizaríamos um valor expressivo .  Volta e meia lemos que funcionários da agencia recebem descontos  de 70% na compra de passagem , e tem upgrade para a primeira classe em viagens internacionais. Sendo assim para eles está tudo bem, mas os trouxas e idiotas que ficam mofando nos aeroportos não estão satisfeitos com os serviços prestados por estas empresas.
Ainda existe mais uma pratica que não entendo, você compra uma passagem e ela é intransferível,  se você não for viajar ou morrer perde a passagem pois não pode ser alterado o nome da pessoa que iria usar esta passagem, qual é o problema, se para embarcar a pessoa yem que se identificar e a alteração é feita no computador e não é como era antigamente que se emitia o bilhete  antecipadamente. .
Com a palavra as companhias aéreas e a ANAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário