segunda-feira, 28 de março de 2011

Filigranas jurídicas de um pequeno município

Magu
O meio jurídico brasileiro é fértil em histórias muito saborosas. Algumas tem o poder de provocar um riso insopitável. Vai aqui uma que uma amiga advogada me enviou, que apenas adaptei para uma linguagem mais jornalística, apesar de não o ser, preservando íntegro o cerne da história.
Em uma comarca pequena, iniciou-se um julgamento de um caso criminal. O júri estava totalmente composto. Presentes o réu, testemunhas, acusação, defesa e o juiz presidente, em sua magnífica banca. Aberto os trabalhos, lidas as peças do processo, o Promotor de Justiça chama sua primeira testemunha, uma velhinha de idade bem avançada. Para começar a construir sua linha de argumentação, o Promotor pergunta à velhinha:
- Dona Genoveva, a senhora me conhece, sabe quem sou eu e o que faço?
- Claro que o conheço, Marcos! Eu o conheci bebê. Só chorava, e francamente, quando cresceu, você me decepcionou. Você mente, trai sua mulher, manipula as pessoas, espalha boatos e adora fofocas. Você acha que é influente e respeitado na Cidade, quando na realidade  é apenas um coitado que está na boca de todo mundo.  Nem sabe que sua filha está grávida, e pelo que sei, nem ela sabe quem é o pai.  Ah, se eu o conheço! Conheço muito…
O Promotor fica petrificado, incapaz de acreditar no que estava ouvindo. Ele fica mudo, olhando para o Juiz e para os jurados. Sem saber o que fazer, ele aponta para o advogado de defesa e pergunta à velhinha:
- E o advogado de defesa, a senhora o conhece?
A velhinha responde imediatamente:
- O Robertinho? É claro que o conheço! Desde criancinha. Eu cuidava dele para a Marina, a mãe dele pois, sempre que o pai dele saia, a mãe ia pra algum outro ‘compromisso’. E ele também me decepcionou. É preguiçoso, puritano, alcoólatra e sempre quer dar lição de moral nos outros, sem ter nenhuma para ele. Ele não tem nenhum amigo de verdade, só os interesseiros do boteco e ainda conseguiu perder todos os 4 processos em que atuou. Além de ser traído pela mulher com o mecânico… com o mecânico, imaginem só!!!
Neste momento, o Juiz pede que a senhora fique em silêncio, manda o promotor e o advogado se aproximarem da banca e, cobrindo o microfone com a mão, se debruça ante os dois e fala baixinho a eles:
- Se algum de vocês perguntar a esta velha filha da puta se ela me conhece, vai sair desta sala preso… Fui bem claro???

Nenhum comentário:

Postar um comentário