quinta-feira, 17 de março de 2011

Sobrinho de ministra da Cultura é sócio de produtora que fará vídeos de Bethania com capilé oficial

Como demonstrei no post abaixo, no Brasil, “como nunca antes houve na história destepaiz”, até para as práticas do sexo solitário se exigem certas credenciais aristocráticas. Pois bem…
A produtora que fará os vídeos com pílulas poéticas de Maria Bethania — o nome do blog será “O Mundo Precisa de Poesia” — é a Conspiração Filmes. Um dos sócios da empresa é Lula Buarque, sobrinho do Chico Jabuti e da Ana de Hollanda, ministra da Cultura.
A Conspiração é uma produtora bem-sucedida. Seria injusto dizer que vive do capilé oficial. Não precisaria disso. Mas atenção! Não se deve usar as suas credenciais contra a reputação dos cofres públicos. O fato de que ela pode ter vida independente sem precisar do estado não a perdoa quando se mete num projeto com essas características.
Lula Buarque pode ter a genialidade cromossômica da família Buarque, não discuto isso. Mas seria razoável que a tia não estivesse tão próxima de um projeto que interessa à empresa do sobrinho, ainda que ele represente percentual pequeno do faturamento da empresa.
Eu entendo que essa gente toda não veja nada de estranho nisso. A literatura política nos instrui a respeito. O historiador Sérgio Buarque de Holanda (com um “L” só) especificou um dos nossos males em “Raízes do Brasil”: o “homem cordial”. Não, não é o “brasileiro bonzinho”, aquele que Obama vai encontrar na Cinelândia. É o brasileiro incapaz de distinguir a esfera pública da esfera privada, o estado da ordem familial.
Nesse livro, Sérgio acertou na mosca!
Por Reinaldo Azevedo

Um comentário:

  1. ORAS POIS,
    EITA MARMELADA DOS INFERNOS...

    ABRÇS.
    BRUNO JP TEIXEIRA - O PORTUGA
    http://brunojpteixeira.blogspot.com/

    ResponderExcluir