terça-feira, 1 de março de 2011

Um senhor de 80 anos, ex-presidente da República, cumpre um dever que outros esqueceram: o de fazer oposição. Seu nome é Itamar Franco


Estamos mal de oposição, amigos.
– Os 8 governadores tucanos, a começar pelos dos dois Estados mais importantes da Federação – Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Antonio Anastasia, de Minas Gerais – estão todos bonzinhos, porque querem ter uma boa “relação administrativa” com o governo bonzinho.
– Dos 2 governadores do DEM, um – Raimundo Colombo, de Santa Catarina – já está arrumando as malas rumo ao novo partido, pró-governo, que o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM) está inventando.
– O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), ostenta os pés de barro de quem tentou receber uma aposentadoria absurda, e retroativa a 20 anos, por haver sido governador do Paraná, além de ter pulado para o campo adversário ao apoiar o irmão, Osmar Dias (PDT), na disputa pelo governo do Estado em 2010.
– O duas vezes presidenciável José Serra (SP), com seus 44 milhões de votos no segundo turno de 2010 e tudo, está mudo como um bloco de concreto.
– O provável presidenciável tucano para 2014, senador Aécio Neves (PSDB), quer agradar a todo mundo e deixou a contundência de lado.
– A principal e mais lúcida cabeça do PSDB, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, decidiu acertadamente desde que deixou o posto, em 2003, não se imiscuir no dia-a-dia da política.
– As bancadas tucanas e do DEM na Câmara dos Deputados vivem sonolenta pasmaceira. Só o líder do PPS, Roberto Freire (SP), vem justificando sua condição de oposicionista.
– Marina Silva, do PV, com os 20 milhões de votos que arrebatou no primeiro turno do ano passado, sumiu do mapa.
Quem está mais visivelmente fazendo uma oposição bem embasada, por vezes estridente, mas firme e decidida é um senhor de cabelos brancos e 80 anos de idade.
Seu nome: Itamar Augusto Cautiero Franco, ex-presidente da República entre 1992 e 1995, senador por Minas Gerais pelo PPS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário