quinta-feira, 31 de março de 2011

O Sermão da Montanha (*versão para educadores*)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra, deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.
Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.
Tomando da palavra, disse-lhes:
— Em verdade, em verdade vos digo:
Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.
Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.
Felizes os misericordiosos, porque eles...
Pedro o interrompeu:
— Mestre, vamos ter que saber isso de cor?
André perguntou:
— É pra copiar?
Filipe lamentou-se:
— Esqueci meu papiro!
Bartolomeu quis saber:
— Vai cair na prova?
João levantou a mão:
— Posso ir ao banheiro?
Judas Iscariotes resmungou:
— O que é que a gente vai ganhar com isso?
Judas Tadeu defendeu-se:
— Foi o outro Judas que perguntou!
Tomé questionou:
— Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?
Tiago Maior indagou:
— Vai valer nota?
Tiago Menor reclamou:
— Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.
Simão Zelote gritou, nervoso:
— Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?
Mateus queixou-se:
— Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!
Um dos fariseus, que nunca tinha estado diante de uma multidão, nem ensinado nada a ninguém, tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:
_  Isso que o senhor está fazendo é uma aula? Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica? Quais são os objetivos gerais e específicos? Quais são as suas estratégias para o levantamento dos conhecimentos prévios?
Caifás emendou:
— Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas? E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais? Elaborou os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais?
Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:
— Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade. Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.
E vê lá se não vai reprovar alguém! Lembre-se que você ainda não é professor titular...


( do Blog da Maria Helena R.R, Souza )

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